Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico



Desfruta do som



Total de visitas: 3975
Jogos de desporto

Historia do futebol

Não é certa nem inserta de polémica a atribuição a uma cultura ou país da invenção do futebol. Sabe-se entretanto que as primeiras manifestações do chamado football (do inglês foot, pé; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.500 a.C, na China.

O Tsu-Chu
Durante a dinastia do imperador chinês Huang-Ti, era costume chutar os crânios dos inimigos derrotados. Os crânios, que mais tarde viriam a ser substituídos por bolas de couro, tinham que ser chutados pelos soldados chineses por entre duas estacas cravadas no chão, no primeiro indício de traves. O desporto era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa "lançar com o pé" (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O desporto foi criado para fins de treino militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2.197 a. C.

O Kemari
Significando pontapear a bola (ke = chutar, mari = bola) é uma variação do tsu-chu com origem no Japão. Ao contrário do desporto chinês, as mulheres não podiam participar do kemari. E difundido pelos imperadores Engi e Tenrei, e era proibido qualquer contacto corporal. O campo (kakari) era quadrado e cada lado havia uma árvore: cerejeira (sakura), salgueiro (yana-gi), bordo (kaede) e pinheiro (matsu). Os jogadores (mariashi, de mari = bola e ashi = pé) eram oito. Esse jogo era mais um ritual religioso do que propriamente um desporto, antes de se iniciar era realizada uma celebração para abençoar a "bola" que simbolizava o Sol e era feita artesanalmente com bambu.







DEIXA UM COMENTARIO !!!!!!!!!!






Criar um Site Grátis   |